Gabriel Chalita é Doutor em Comunicação e Semiótica e Doutor em Filosofia do Direito pela PUC-SP. Na carreira acadêmica orientou mais de 300 bancas de mestrado e doutorado.
.
Dirigiu grandes instituições de ensino. Professor de Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito, Ciências Políticas, Semiótica e Teorias do Direito Contemporâneo das universidades Puc, Mackenzie, IBMEC, Damásio.
.
Possui 84 livros publicados e mais de 10 milhões de unidades vendidas no Brasil, América Latina, Europa e Oriente Médio. É membro e ex-presidente da Academia Paulista de Letras (tendo sido o presidente mais jovem), membro da Academia Brasileira de Educação e do Instituto Histórico e Geográfico.
.
Chalita é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica; mestre em Direito e em Ciências Sociais e graduado em Direito e em Filosofia. Atuou em diversas ONGs – entre elas, a Juventude Latino-Americana pela Democracia (Julad) – e deu início à carreira política aos 19 anos, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista.
.
Foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer e, posteriormente, secretário da Educação do Estado de São Paulo, além de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por dois mandatos. Em 2008, elegeu-se vereador da cidade de São Paulo, destacando-se como o mais votado do Brasil.
.
Em 2010, foi eleito deputado federal (PMDB–SP) com mais de meio milhão de votos. Atualmente, é secretário municipal de Educação de São Paulo.
.