MARCIO KUMRUIAN

Especialista em Negócios

Marcio foi um dos primeiros empreendedores a investir no comércio eletrônico na América Latina. Kumruian fundou a Netshoes no ano 2000, no fundo de um estacionamento dos tios na cidade de São Paulo.

.

Em 2009, com um quadro de cerca de 400 colaboradores e um faturamento de R$ 155 milhões, o executivo capitaneou a primeira rodada de investimento na companhia, com o fundo americano Tiger Global, levantando mais de US$ 35 milhões. Dois anos depois, partiu para a internalização da companhia e abriu operações no México e na Argentina. Nestes países, em pouco tempo também conquistou a liderança em vendas online no segmento de artigos esportivos, atingindo um faturamento das operações internacionais de R$ 267 milhões. Em dezembro de 2014, com a consolidação da liderança no mercado online de artigos esportivos na América Latina, o executivo lançou a Zattini, adentrando ao mercado de moda e artigos de beleza. Em apenas 4 anos, a operação fashion do grupo alcançou mais de R$ 380 milhões em faturamento. De 2009 a 2014, a companhia saiu de um faturamento consolidado de R$ 155 milhões para atingir mais de R$1,5 bilhão, um crescimento de aproximadamente 1.000% em 5 anos.

.
Na trajetória crescimento acelerado da Netshoes, Marcio também conduziu rodadas de investimentos com os mais renomados fundos de private equity do mundo, como Temasek, GIC, IFC, Riverwood e Kaszek, e liderou o primeiro IPO brasileiro exclusivamente na Bolsa de Valores de Nova York – NYSE em 2017, levantando um capital total de aproximadamente US$ 700 milhões. Formado em Economia pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, Marcio participou de um programa de Inovação e Liderança na Stanford Graduate School of Business (EUA) e atuou no conselho de administração da Modnet.

.

O executivo foi reconhecido como empreendedor de destaque em diversos prêmios, como o Empreendedor do Ano na categoria de Tecnologia pela IstoÉ Dinheiro e finalista do prêmio Empreendedor do Ano pela Ernst & Young Terco, além de ter realizado importantes participações como keynote speaker em eventos globais do varejo como a NRF. Em 2019, com mais de 2 mil colaboradores e um faturamento superior a R$ 2,6 bilhões, Marcio liderou o processo de venda do controle acionário da Netshoes ao Magazine Luiza, transação tida como a maior da história do varejo digital na América Latina.

Diferenciais

  • 1. Fundador da Netshoes e empreendedor digital

  • 2. Liderou o primeiro IPO brasileiro exclusivamente na Bolsa de Valores de Nova York

  • 3. Empreendedor do Ano na categoria de Tecnologia pela IstoÉ Dinheiro

  • 4. Finalista do prêmio Empreendedor do Ano pela Ernst & Young Terco

  • 5. Liderou a transação tida como a maior da história do varejo digital na América Latina