Nascido no interior da Bahia, em Vitória da Conquista. Rogério Minotouro treinava judô desde os 3 anos de idade.
Rogério tirou o irmão Rodrigo debaixo de caminhão aos 11 anos de idade, e o irmão foi o maior influenciador para ele ser campeão.
Durante a infância e adolescência, treinava dentro de casa com o irmão, assistindo vídeos por fita cassete. Repetia de 50 até 100 vezes a mesma posição.
Minotouro queria ir para o Rio de Janeiro para lutar e o pai não o deixava, sempre dizia que ele precisava estudar, foi então que ele decidiu trabalhar numa papelaria, juntou um dinheiro e foi para o Rio de Janeiro, lá prestou vestibular e passou. Após um tempo foi conquistando desconto e isenção na mensalidade por conta da bolsa atleta, porém no último ano de Direito desistiu da faculdade e se dedicou à carreira do esporte.
A partir de então conquistou diversos títulos tanto no Jiu Jitsu, Boxe e MMA, foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe e um dos maiores nomes do MMA mundial e atleta do UFC, aprendeu com as derrotas e via que aquilo que era déficit, treinava o dobro ou o triplo para ajustar e melhorar sempre.
O pai era durão e assim como o pai, Luiz Dórea, seu treinador sempre exigia que ele fosse destaque no meio da luta, cobrando treinos duas vezes ao dia.
No Brasil, Rogério Nogueira tem um projeto social, que incentiva as crianças a treinar. Empresário e sócio fundador do TEAM NOGUEIRA (maior rede de academias de artes marciais do mundo e uma das maiores equipes de MMA) possui mais de nove mil alunos e se orgulha de dar oportunidades às pessoas, inclusive tirou atletas que eram do tráfico para lutar MMA.
Nogueira tem um lema: Se o cara estuda 1 hora, estude 2. Não faça mil coisas, foque em uma e faça acontecer!
Hoje além de ser um grande empresário, é um grande palestrante, treinador comportamental e um grande influenciador digital com mais de 398 mil seguidores e com um ótimo engajamento.