Apesar de conceitos contrários, sucesso e fracasso sempre andam muito próximos na lógica empresarial. Esses dois caminhos não ocorrem pelo acaso ou sorte, mas por fatores que definem resultados positivos ou negativos.
Óbvio que não existem fórmulas ou receitas certeiras, mas é possível se orientar em ações que indiquem um caminho mais seguro. Por isso, as lideranças devem sempre estar preocupadas com as estratégias que podem manter a sustentabilidade do negócio.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2013, apontou que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de atividade. E esse percentual mais do que dobra (50%) aos projetos de até quatro anos.
Percebeu-se que grande parte dos empreendedores acabam por começar seus negócios de maneira espontânea e em alguns casos, despreparados. O estudo constatou que 37% dos gestores abriram empresa pois queriam ter seu próprio negócio e 88% deles contaram com recursos próprios ou da família. A falta deste estudo completo sobre a atuação e contexto empresarial acaba por impedir um planejamento estratégico relevante para a empresa. É evidente que essa não é a única causa do fracasso de um negócio, porém é um direcionamento que engloba diferentes aprendizados.
A gestão de um negócio necessita de alguns requisitos que podemos definir como “comportamento empreendedor”. Os primeiros passos devem ser (1) encontrar o potencial do setor de atuação, (2) saber quem são os clientes em potencial, a localização, valores de investimento, concorrentes e (3) quem são os parceiros que podem ajudar a estabelecer uma definição de metas. A partir desses conhecimentos é possível aperfeiçoar os serviços e produtos de maneira contínua. Tornando-se assim uma empresa que oferece algo relevante para os clientes e a sociedade como um todo.
Além da parte material, muito do relacionamento dos gestores com os diversos setores do negócio definem os resultados positivos e negativos. Levando em consideração as características de seu empreendimento, ações relacionais com os colaboradores podem gerar engajamento com os objetivos. Otimismo, reconhecimento e suporte devem ser oferecidos a todos que participam do trabalho, sejam eles parceiros comerciais, financiadores, sócios e funcionários. É necessário organização, dedicação, qualificação e relações saudáveis para ir em direção ao sucesso de forma estável.
Conhecemos as dificuldades enfrentadas pelas empresas ao criar engajamento e proximidade com seus colaboradores, por isso o Espaço Ética pode te ajudar nestas ações específicas. Possuímos uma série de serviços, como cursos in-company, cursos on-line, palestras e workshops para que você possa aprender e debater sobre os mais diversos assuntos.
Faça a diferença na trilha de sucesso do seu negócio!
* Texto retirado do blog do Clóvis de Barros Filho e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: the blowup