Confiança é um dos fatores que pode impulsionar o profissional a desenvolver melhor o próprio trabalho. No entanto, é fundamental ter cuidado para que não ocorra excesso de confiança, que pode causar arrogùncia. Portanto é necessårio ter pé no chão e bastante preparo para ter autoconfiança na medida certa.
Mas como desenvolver essa qualidade sem se exceder? O primeiro passo Ă© entender que somos seres Ășnicos, incomparĂĄveis e insubstituĂveis. A partir desse pressuposto Ă© essencial entender que nĂłs sempre temos algo a acrescentar. Esse Ă© o elemento fundamental para que outros tenham confiança em vocĂȘ. Se vocĂȘ nĂŁo confiar em si mesmo, pode ter certeza que ninguĂ©m vai confiar.
A melhor forma de buscar a autoconfiança Ă© atravĂ©s do autoconhecimento, entender como vocĂȘ reage Ă s situaçÔes, as suas forças e suas fraquezas. A autoconfiança leva ao sucesso mas Ă© a preparação que leva atĂ© ela e por isso Ă© fundamental buscar aprendizado que ajude nesse processo, mas tambĂ©m na busca de atualização constante.
Pessoalmente, acredito que tambĂ©m Ă© papel das organizaçÔes e principalmente dos lĂderes fazerem com que os seus colaboradores sejam autoconfiantes e busquem o desenvolvimento.
Nos meus Ășltimos estudos, descobri que existe um acrĂŽnimo fundamental para elevar a autoconfiança das pessoas. A.M.O.R.
O A de adaptar, porque para ser mais confiante eu preciso me adaptar Ă s novas realidades. O M de mover, pois Ă© preciso estar sempre em movimento para gerar crescimento. O Ă© de ousar, uma vez que pessoas autoconfiantes fazem isso e hoje, no mundo corporativo, se vocĂȘ nĂŁo ousar, vocĂȘ nĂŁo cresce. E por Ășltimo o R de ressignificar. Hoje estamos em uma pandemia e por mais que venham vacinas Ă© uma realidade que nĂłs jĂĄ vivemos hĂĄ quase dois anos e vamos continuar vivendo. EntĂŁo Ă© preciso ressignificar as relaçÔes de trabalho e o modo de aprender.
A empatia e a humildade tambĂ©m devem fazer parte deste caminho. Ajudar outras pessoas Ă© uma forma de desenvolver as prĂłprias habilidades e colocar as forças em prĂĄtica. AlĂ©m disso, tambĂ©m Ă© importante identificar algumas fraquezas para saber quais podem ser trabalhadas e quais nĂŁo fazem parte do seu escopo de trabalho. Dessa maneira Ă© possĂvel usar o prĂłprio tempo com mais inteligĂȘncia.
Lembre-se que todos possuem fraquezas e forças, é importante assumi-las e colocar o foco sobre as suas forças. Ter confiança nas coisas em que se faz bem é fundamental para crescer e ter sucesso no seu trabalho.
Foto de Cytonn Photography
* Texto retirado do blog do Alexandre Slivnik e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.