A gestão de carreira torna-se cada vez mais uma obrigação profissional. Quem não ficar atento a esta premissa poderá estar excluído, em breve, do exigente mercado de trabalho atual.
Qualificação plena e contínua e atenção ao que acontece ao seu redor são características básicas para os profissionais competitivos. Existe uma série de competências que, se desenvolvidas, poderão ser uma mola propulsora da carreira e combustível para alçar voos mais altos.
Acima de tudo desenvolver certas competências é a fórmula para a sobrevivência.
Sete é um número considerado mágico em determinadas regiões do planeta. Sua simbologia carrega crenças ancestrais do ser humano ao longo dos tempos. Com base neste número, citamos sete competências essenciais para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Conheça estas competências e as exercite, pois lhe fará muito bem no cotidiano corporativo e na própria vida pessoal.
1 – Cumprir prazos e ser pontual.
Esta habilidade deve ser transformada em capacidade de cumprir prazos. Ser pontual demonstra respeito com o outro, com as obrigações e com os prazos, características imprescindíveis ao profissional bem-sucedido. Saber administrar e lidar com os compromissos e horários são habilidades de pessoas eficientes e responsáveis, sendo muito valorizadas no mercado.
2 – Organização pessoal.
Permite controlar espaço físico, tempo e cumprir prazos. Pessoas assim não perdem tempo procurando as coisas, elas sabem exatamente onde encontrar. Também não perdem compromissos e prazos, o que faz com que tenham grandes chances de crescerem profissionalmente.
3 – Criatividade a pleno vapor.
É aplicada quando é preciso ser ágil para se adaptar a mudanças. Saber adaptar-se a cada momento e estrutura é essencial na evolução do profissional. É fundamental para a resolução de problemas, criação de soluções e inovação de produtos.
4 – Comprometimento.
É o profissional comprometido ativamente com o propósito da empresa e do time. Tal qualidade está diretamente ligada à facilidade em relacionamentos interpessoais. Quanto mais todos estiverem conectados na mesma direção e objetivo, mais agradável será o ambiente, instigando a motivação, o engajamento, a produtividade e a lucratividade.
5 – Habilidade pessoais.
Facilita a condução de reunião e apresentação em público. As habilidades pessoais alavancam o sucesso profissional sempre que têm alinhamento com as necessidades da posição que o profissional ocupa e, quando bem desenvolvidas, potencializam competências técnicas. As habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, por exemplo, sustentam posições que exigem capacidade de influência e liderança.
6 – Trabalho em time.
Quanto mais alinhado o entrosamento da equipe, melhor será o clima profissional. Essa característica facilita um ambiente criativo, qualifica o trabalho e instiga a motivação e a lucratividade. Dessa forma, ocorre crescimento do grupo e dos resultados, porque quando se trabalha em equipe, os profissionais ajudam a empresa a ter novas ideias e influenciam no clima organizacional.
7 – Capacidade para negociar.
Hoje, negociamos praticamente o dia todo. Todas as esferas da nossa vida exigem habilidades em negociação. Desenvolver capacidade para negociar de forma profissional e com técnica, é competência admirada no mercado. Negociação é uma base importante para a gestão, tanto na vida profissional, quando na vida pessoal.
Desenvolva e pratique essas competências. Elas serão diferenciais poderosos em sua vida.
* Texto escrito por Jorge Luiz Conde, publicado originalmente perfil do LinkedIn dele e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
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