O câncer de mama e o Outubro Rosa precisam ser mais discutidos, pois “sem informações as pessoas não podem tomar para si responsabilidades. Com informações, elas não podem deixar de tomá-las.”
Já tinha pensado nisso?
E o que este pensamento de um administrador, Jan Carlzon, tem a ver com o assunto “Outubro Rosa”?
Muita coisa! Disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama, promover conscientização acerca da doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade são alguns dos objetivos deste movimento internacional, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York e espalhado pelo mundo todo. Tornou-se tão popular que, nessa época do ano, é comum ver prédios, pontes e monumentos iluminados, na cor rosa, em homenagem à causa.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significativamente as chances de cura: 95% dos casos identificados. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
Daí a importância do movimento como estratégia de conscientização, no sentido de promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres – e dos homens! Porque câncer de mama não é “privilégio” feminino! – em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer preconiza, o autoexame das mamas deveria fazer parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
Além disso, estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de fumo e bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.
Portanto, como ‘informação é a alma do negócio’, proponho que nos envolvamos cada vez mais nessa causa, especialmente com constante aprofundamento do “conhecer-se”, interna e externamente. Em outras palavras: conhecer a casa para arrumá-la, certos de que toda luta pode ser vencida com informação, otimismo, força de vontade e fé!
Esta que lhe escreve testemunha isso!
Maria Eunice – Inspirando vitórias!!!
Autora de “Casa arrumada. Apesar do furacão e através dele“. Uma história sobre como encarar o câncer para curar a alma. Paulinas Editora. Edição em espanhol: “Encontré a Dios a través del cáncer”
Se você se interessa por mais assuntos sobre e para mulheres, leia também “O FUTURO DO EMPREGO É ROSA“.