A inteligência emocional está diretamente ligada à capacidade de reconhecer e lidar com todos os tipos de sentimentos, principalmente os conflitantes. Possuir inteligência emocional desenvolvida ajuda você a se expressar, se relacionar e se comunicar melhor, o que impacta positivamente sua vida e sua carreira.
Logo, o controle de emoções é uma etapa indispensável para que você tenha sucesso na liderança. Embora não seja fácil, é possível controlar suas emoções antes que elas te controlem com alguns passos. Continue lendo e confira quais são eles!
Esteja preparado para frustrações
Reagir bem às frustrações demonstra inteligência emocional. Ao ser contrariado ou ficar frustrado devido à certa situação, sua resposta a essa ocorrência vai determinar o seu nível de inteligência emocional.
Você pode se preparar para situações adversas imaginando diferentes possibilidades para caso seu plano não dê certo ou para caso suas expectativas não sejam correspondidas.
Não mantenha padrões negativos
Quando se encontrar em uma situação considerada negativa, como estresse, medo ou raiva, é preciso interromper a perpetuação desse ciclo o quanto antes.
Você pode começar identificando que tipo de emoção você está sentindo e por que a está sentindo. Depois, pense em gatilhos e ações que fazem com que você se acalme.
Cada um tem seu padrão. Encontre o que funciona para você! O importante é não deixar que a situação se prorrogue e desencadeie outras emoções negativas.
Trabalhe a sua empatia
Sabia que exercitar a empatia também ajuda você a controlar suas próprias emoções? Quando você se coloca no lugar de outra pessoa e tenta entendê-la, você se torna menos reativo e mais compreensivo.
Invista no autoconhecimento
Nenhum dos passos anteriores funcionará propriamente se você não tiver autoconhecimento. Só você é capaz de conhecer o que te faz bem e mal.
Trabalhe o seu autoconhecimento de maneira honesta. Assuma responsabilidades. Quanto mais você souber sobre si mesmo, maiores as chances de dominar suas emoções.
Passe a se comunicar melhor
A comunicação é essencial para manter a qualidade do relacionamento no ambiente na vida pessoal e profissional.
Se você almeja uma posição de liderança, saiba que o maior responsável por promover e transformar a comunicação em uma ferramenta mediadora e construtiva é o líder.
A falta de comunicação pode influenciar na queda de produtividade da equipe e gerar retrabalho.
Foto de capa: Elisa Ventur
* Texto retirado do blog do Gabriel Metzler e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.