Na Pense Simples, minha newsletter quinzenal no LinkedIn, eu compartilho com você os melhores conteúdos sobre Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital produzidos por mim e pela equipe da Samba Digital durante as últimas semanas!
#1: DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES DA IA
A tecnologia está proporcionando mudanças cada vez mais constantes e disruptivas na sociedade, facilitando constantemente a vida das pessoas e, consequentemente, aumentando o nível de exigência ao consumir um produto ou serviço.
Dentro deste contexto, a experiência do cliente torna-se peça fundamental para as empresas se manterem competitivas no mercado, apoiada por tecnologias como a inteligência artificial, que consiste em algoritmos que “imitam” a inteligência humana e possibilitam, por exemplo, maior personalização na comunicação e ganho em agilidade nas respostas a dúvidas e solicitações dos consumidores. O processo se inicia com respostas padronizadas e é aprimorado através da interação com os clientes, em um processo chamado Machine Learning (ou aprendizagem de máquina).
Por toda sua relevância, as empresas estão investindo cada vez mais em IA. Segundo previsão do Gartner, maior referência em tendências de tecnologia e negócios, o faturamento global do setor de software de Inteligência Artificial em 2022 deverá ser de US$ 62,5 bilhões, representando um aumento de 21,3% em relação ao projetado para este ano. No mercado brasileiro, o impulsionamento nos investimentos dependem de uma infraestrutura tecnológica mais robusta, proporcionada, principalmente, pelo 5G e edge computing (ou computação de borda).
Além das limitações listadas acima, também há a dificuldade de montar uma equipe com as habilidades necessárias para implementar a Transformação Digital. Por isso, a Samba Digital atua para te ajudar neste processo, com soluções de alocação de squads, entregas de produtos customizados e consultoria em TD.
#2: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MERCADO
51% das empresas da América Latina que usam IA tiveram lucro com a tecnologia.
Este foi um dos insights gerados pelo estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR). A pesquisa também revelou que 52% das organizações estão utilizando a tecnologia para desenvolver novas maneiras de gerar valor.
* Texto retirado do blog do Gustavo Caetano e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: Possessed Photography