Imagine-se como cliente. Como é o seu dia a dia em relação às marcas que te cercam?
Eu imagino que você seja bombardeado por notícias e lançamentos do mercado. Pois é, muita coisa, não é mesmo?!
Essa é a sensação que o seu cliente tem quando você envia a ele uma série de novos produtos e serviços que, muitas vezes, parecem ser maravilhosos, mas que no fundo podem estar incomodando e até confundindo a relação da sua empresa com os seus consumidores. Anotem aí: um dos grandes desafios de todo empreendedor é levar a simplicidade para a jornada do seu cliente, e isso requer muito estudo, análise e um bom mapeamento para que você possa oferecer o melhor a ele, e da maneira mais descomplicada possível.
Uma dica: pense em como resolver, de forma clara e direta, a dor que ele está sentindo. E que isso possa ser feito com agilidade e a melhor experiência. Como? Vem comigo:
1. O que a simplicidade significa para a sua marca?
Para iniciar, é necessário que entenda o que seria simplicidade no seu produto. Nesse sentido, eu quero que você, como empreendedor, pense no resultado final que espera entregar e em todas etapas que veem anteriormente a ele.
Após isso, reflita essa estratégia nas ações que a sua equipe precisa realizar para atingir o sucesso das vendas. Como exemplo, o público para o qual irão direcionar os anúncios e a campanha de marketing que será utilizada. A partir desse ponto, repense onde você pode tirar a complexidade do processo.
Em seguida, é importante que você passe clareza para a sua equipe. Um pensamento que desde o início da minha carreira presto atenção é: se eu desejo que algo seja transformado na minha organização, preciso levar isso todos os dias para a prática.
Então, se você quer passar simplicidade na jornada do seu cliente, você tem que estimular a sua equipe a pensar da mesma maneira. “Mas então, o que posso fazer?” reformule os valores e princípios da sua organização, foque no dia a dia e incentive que isso seja praticado. Se você almeja uma organização que leva uma experiência de excelência para o cliente, precisa agir primeiro internamente.
2. Crie uma jornada simples ao seu cliente
O foco no produto é importante, mas garantir que o cliente tenha uma experiência incrível e que volte a comprar de você é essencial. Para que isso seja possível, é necessário que você se questione da seguinte maneira:
- Como podemos tornar mais fácil o entendimento do que estamos vendendo para o cliente? Como fazer com que ele entenda rapidamente isso?
- Para isso, seria necessário fornecer menos produtos, recursos ou capacidades dentro da nossa marca?
- Como podemos criar campanhas de marketing que direcionam o produto ideal ao cliente ideal na hora certa?
- Como podemos tornar os preços dos nossos produtos mais transparentes de acordo com o nosso propósito?
- Como aprimorar o layout da loja e as tecnologias utilizadas para otimizar o tempo do nosso cliente e criar uma experiência de compra excelente?
Essas são algumas perguntas que você pode se questionar com a sua equipe. Repense sempre no processo que você oferece ao seu cliente e se a experiência está sendo positiva, simples e fácil para ele.
3. Transforme o complexo em algo simples
Leve simplicidade para a experiência do seu cliente. Você sabe que tudo que ocorre nesse país já é cheio de processos e burocracias, então, por que complicar mais ainda a vida do seu cliente se ele já sente uma dor?
Foque em propor um processo para o seu público que seja simples e rápido. Mas para isso acontecer, lembre que você vai precisar estudar tudo que for do mais complexo e difícil com a sua equipe, para conseguir estruturar uma estratégia simples e acessível ao público.
Para isso, sempre pense que os seus clientes não usaram o produto como você deseja, ao contrário disso, eles provavelmente usarão de uma forma que nem sempre é como espera. Para que isso não chegue a acontecer de uma maneira desastrosa para a marca, identifique os pontos fracos e execute testes com o seu produto ou serviço. Além disso, nunca pare de propor novas atualizações quando necessárias para facilitar a jornada.
4. A simplicidade não é a resposta final para tudo
Não se esqueça também de que cada cliente é único, cada um tem as suas preferências, história e gostos pessoais. Nem sempre o que você propõe vai agradar a todos. Para isso, é necessário que você desenhe a jornada do seu usuário.
Pense também que dentro do seu negócio, provavelmente há diferentes clientes com modelos de vida distintos. Para alguns o simples sempre será melhor, mas para outros, talvez uma atualização mais formulada ou uma novidade ousada, seja melhor.
Para que você consiga agradar ao seu público e levar em consideração diferentes personas é importante que você continue trazendo inovações e também se atente a elas e como serão repassadas. O simples sempre será muito importante, mas é necessário que você também traga outras opções a fim atender mais clientes.
* Texto retirado do blog do Camila Farani e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: Move Mind