Com muita frequência me perguntam sobre os conteúdos que posto nas redes sociais, como faço, quais as estratégias, o que penso de fulano ou beltrano. Demorei muito tempo para começar a escrever, demorei para reconhecer meu trabalho e minhas habilidades.
Nesse texto quero trazer alguns pontos que me travaram e me impediram durante algum tempo. Ao longo do texto serei bem honesta.
A primeira coisa que me travou durante algum tempo foi a que eu esperava uma validação das pessoas.
No meu contexto existiam um total de zero pessoas parecidas comigo. Então, ao logo da minha adolescência, na graduação e depois essa coisa da identificação sempre foi difícil pra mim e entendendo que demorei muito para “comunicar” meu trabalho com receio de ser “mais” excluída e colocada a margem.
Hoje reconheço que é possível vencer essa necessidade de fazer parte e, pra ser sincera, ainda que você faça parte de um grupo algumas pessoas seguiram te excluido e mostrando que estão certas sobre você e seus defeitos.
Outra coisa que era bem comum é que eu ficava perdida sobre o que postar . Nesse caso por gostar de diversos assuntos e me envolver em muitas coisas não sabia sobre o que escreve ou falar. Ficava muito perdida sobre tema, formato, se a forma que escrevo estava boa. Qual tipo textual era, se a minha linha da raciocino fazia sentido. Uma das minhas preocupações da vida é ser entendida e por isso me comunicar bem é primordial.
Como resolvi esse dilema? Simplesmente comecei a falar sobre o que mais entendo e estudo. Inovação nos negócios e como tirar as ideias e projetos do papel. Esse tema esta no meu dia a dia, esta em todas as minha reuniões de trabalho logo, o medo de postar e falar sobre o tema diminui consideravelmente e escrever deixou de ser um fardo e passou a ser algo prazeroso.
E por último durante algum tempo eu acreditei que para começar eu precisava ter uma grande estratégia de marketing antes.
Quando comecei a estudar mais sobre produção de conteúdo li muitos estudos sobre marketing dizendo que você precisa ter consistência + estratégia + calendário editorial. Perdi a conta das vezes em que eu parava dias para criar o calendário editorial e não conseguia aplicar ele…rsrs (tenho infinitos templates que nunca usei).
O que funcionou? Voltar pro meu objetivo principal por aqui e nas outras redes que é compartilhar conteúdo para compartilhar meu trabalho com inovação, startups e negócios e assim furar as bolhas que hoje estou e começar boas conversas.
Nesse meio tempo criei a minha própria estratégia mas criei fazendo e entendendo minha produção, os temas, as pessoas que interajo por aqui. Vou revelar meu segredo (conhecido ate o momento por amigos e minhas clientes da mentoria de posicionamento e marca pessoal nas redes): Eu, Amanda Graciano, não crio conteúdo focado em ganhar curtidas e um tapinha nas costas se, o que você escreve não convidar o leitor a refletir, compartilhar ou iniciar uma conversa com você então, você falhou e perdeu uma grande oportunidade de gerar conexão.
Eu acredito no conteúdo que conversa e que expande a nossa consciência e não acredito no conteúdo muito professoral em que o produtor de conteúdo assume a posição de dono ou dona da razão. Na verdade não concordo e nem sei fazer isso.
Com o tempo aprendi muitas técnicas, aprendi sobre engajamento, construção da marca pessoal mas é tudo uma construção, né? E não precisamos estar prontos pra começar.
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Esses são 3 de alguns motivos que me atrapalharam durante muito tempo a escrever nas redes sociais e como fui entendo o que fazer ainda tenho outros pontos para dividir mas, eles vão para outro artigo assim, respeito também o seu tempo na leitura.
* Texto retirado do blog da Amanda Graciano e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: Kenny Eliason