Se antigamente as soluções eram consistentes o suficiente para serem duradouras, hoje em dia tudo muda muito rápido, então é preciso se reinventar a todo o momento. O que antes dava certo, hoje, nem sempre funciona mais. Por isso os profissionais devem buscar novas formas de lidar com as mudanças de maneira criativa e eficaz. Uma das percepções sobre as prováveis causas de tantos problemas de não adaptação das empresas às novas demandas e oportunidades é a não aceitação e a falta de abertura para o “novo”.
O exagerado apego às fórmulas de sucesso que sempre funcionaram é um grande risco. Vivemos em um mundo de constantes mudanças e transformações e, nesse cenário, deparamos com diversos desafios de um mundo em transição. Mas como agir para ter sucesso em um mundo novo? Certamente não será repetindo fórmulas e receitas velhas! É como se tentássemos conquistar novos territórios usando velhos mapas. Muitas empresas se conformam em repetir as ações passadas, mesmo que tenham sido escolhas com bons resultados, sem perceber o risco de que as coisas mudam e, aquilo que funcionava bem até ontem, não é garantia que funcionará amanhã.
É importante que os empresários, gestores e profissionais tenham uma visão de “inconformismo” aliada ao pensamento disruptivo e ao desapego das velhas certezas. E essas mudanças aceleradas têm proporcionado às empresas e profissionais uma série de desafios e dificuldades, e, por outro lado, várias oportunidades e possibilidades. Nesse mundo de incertezas, podemos ter apenas uma “certeza”:
Quem faz sempre as mesmas coisas tem sempre resultados piores.
*Texto publicado pelo Palestrante Marcelo de Elias