Você sabe quanto sua empresa lucrou em dezembro de 2021? E os gastos de fevereiro de 2022, foram quantos? Com uma planilha de controle financeiro, dados como esses podem ser difíceis de serem controlados.
Pode parecer desnecessário saber os seus gastos e lucros passados, mas essa organização pode ser a chave para aumentar seus lucros e expandir sua empresa. Ficou curioso? Continue a leitura para entender como montar uma planilha de controle financeiro para empresas!
Como montar uma planilha de controle financeiro para empresas?
1º passo – Definir os objetivos da corporação
Nós já falamos acima que a planilha de controle financeiro pode ajudar a sua empresa a crescer – e agora vamos explicar como. Ao acompanhar indicadores financeiros corporativos, você ganha uma melhor visão do que está funcionando, o que precisa ser mudado e quais oportunidades estão sendo desperdiçadas.
É a planilha de controle financeiro que mostrará, por exemplo, que as vendas da loja de beleza tiveram um pico em março por causa do Dia da Mulher. Ou seja, defina quais são os objetivos da sua empresa que você deseja acompanhar de perto!
2º passo – Determine os índices que serão usados na planilha de controle financeiro
Fluxo de caixa, contas a receber, contas a pagar, ponto de equilíbrio, capital de giro… é impossível manter controle de tudo logo de cara. Por isso, entenda quais são os índices que oferecerão o maior apoio a sua empresa na busca por alcançar os objetivos estratégicos.
3º passo – Organize a planilha e programe as fórmulas de cada índice
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Na hora de organizar a planilha de controle financeiro, estude a melhor maneira para simplificar o uso da planilha.
Se você criou uma aba apenas para o fluxo de caixa da empresa, as informações sobre despesas e receitas podem ficar organizadas em colunas enquanto as linhas receberão os respectivos valores e datas.
Vamos supor que você montou uma planilha com três abas. Cada uma delas precisará de uma fórmula específica para o índice selecionado. Por isso, o próximo passo é o acréscimo das fórmulas nas células correspondentes.
4º passo – Teste a planilha
Está tudo montado? Calma que ainda não é hora de usar a planilha – e sim testá-la, para se certificar que as fórmulas e sua montagem estão corretas. Afinal, um mero descuido pode gerar graves erros, que impactarão diretamente sua companhia.
Faça alguns cálculos manualmente e depois insira as informações na planilha para se certificar que todas as informações estão corretas.
Esperamos que com nossas dicas, você se sinta apto para começar a gestão financeira da sua empresa e ter mais controle dos seus lucros! E se você não sabe muito sobre finanças, vale a pena investir na melhor ferramenta possível: o conhecimento.
* Texto retirado do blog do Eduardo Moreira e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: Campaign Creators