Talvez você já tenha percebido que os podcasts caíram no gosto dos brasileiros. Desde que aplicativos de streaming de áudio passaram a vir instalados de fábrica em boa parte dos aparelhos celulares, a barreira do acesso caiu (até então, era preciso baixar arquivos no computador e transferi-los para o smartphone) e um mundo de possibilidades se abriu no que diz respeito a conteúdos em áudio.
No Brasil, de acordo com pesquisa do site Statista, especializado em dados de mercado, mais de 40% das pessoas conectadas à internet consomem conteúdos em formato de podcast, índice que está entre os maiores do mundo. Segundo números divulgados pela Deezer, plataforma de streaming de áudio, o consumo de podcasts registrou um aumento de 24% no ano passado, e a projeção até o final de 2022 é crescer ainda mais.
Em um cenário tão positivo, os podcasts se tornaram ferramentas de comunicação também nas empresas, capazes de impulsionar a integração entre as equipes e levar conhecimento sobre praticamente qualquer assunto que seja importante para o negócio, assim disseminando ou valores e fortalecendo a cultura da organização.
Em tempos de superexposição às telas (de computador, celular, tablet, televisão…), obter informação em voz é uma maneira de dar um descanso aos olhos enquanto o cérebro absorve a informação. A voz é, também, um meio poderoso para gerar ressonância emocional – por isso o rádio nunca deixa de ter seu público fiel – e permite alto índice de retenção do conteúdo transmitido.
Mais razões explicam o sucesso dos podcasts e por que esse formato de mídia pode levar a comunicação com os colaboradores da sua empresa a outro nível:
- São fáceis de consumir em qualquer hora e lugar – no transporte, enquanto realiza tarefas de casa e durante a atividade física, por exemplo, o que ajuda a otimizar o tempo.
- Oferecem a possibilidade de tratar tanto assuntos de interesse geral quanto segmentados nos mais diferentes formatos: bate-papo, entrevista com especialista, pílulas informativas, análises e aulas de vários temas.
- Podcasts são uma ótima alternativa para alcançar equipes remotas, inclusive trabalhando em cidades e até em países diferentes. Profissionais que passam bastante tempo em trânsito podem se beneficiar muito de conteúdos sob demanda.
- O custo de produção é relativamente baixo, principalmente em comparação com conteúdos em vídeo. Isso faz com que os programas possam ser criados internamente pela equipe de comunicação da companhia ou terceirizados para especialistas nesse tipo de produção.
A produção de podcasts na área de saúde, bem-estar e qualidade de vida está entre os diversos serviços oferecidos pela Bianca Vilela Consultoria em Saúde no Trabalho. Nossa equipe conta com profissionais de diferentes áreas – nutrição, educação física, fisioterapia, ergonomia, gestão do tempo e engenharia em segurança do trabalho, entre outras –, e nossa missão é levar programas de saúde customizados às organizações. Sabemos que funcionários saudáveis são mais felizes, engajados e geram melhores resultados para as empresas.
* Texto retirado do blog da Bianca Vilela e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: Austin Distel