Conhecer o seu serviço é importantíssimo. Conhecer os produtos que você vende é fundamental. Mas se tem algo mais importante do que conhecer o seu produto ou serviço é conhecer o seu cliente.
O cliente é o principal responsável para que você tenha a dimensão de qual produto você pode vender, de qual serviço você pode ofertar. Mesmo que você não conheça realmente tudo sobre um produto, conhecer o seu cliente é, sem dúvida, mais importante.
Aprenda com o seu cliente. Você deve conhecer o seu cliente para satisfazer as necessidades e ofertar soluções para ele. Se você for em outra direção, será apenas perda de tempo, além de correr o risco de desgastar o relacionamento com o cliente.
Acompanhe essa estória.
“Uma empresa decidiu ser pioneira no mundo no ramo de ração de cachorro de alta performance. Essa empresa foi montada nos Estados Unidos e se encarregou de chamar os maiores especialistas em nutrição animal para criar uma ração realmente muito boa para cães. A empresa investiu muito dinheiro no setor de desenvolvimento de produtos. Essa empresa, mesmo famosa, investiu pesado em estratégias de marketing: jogadores de basquete na NBA vestiam a camisa da indústria. Ela estava presente na TV e nos lares das pessoas. Só que tinha um porém: a empresa não decolava. Na reunião do conselho, todos discutiam os motivos pelos quais as estratégias não estavam dando certo. Um copeiro que estava trabalhando durante a reunião decidiu dar uma simples opinião sobre o que estavam discutindo. O copeiro disse:
– Nossa empresa é maravilhosa, as estratégias são excelentes. Todo mundo conhece a empresa. Todas as pessoas com quem eu falo e que sabem que trabalho aqui pedem para eu indica-los, afim de trabalhar em nossa empresa, porque eles realmente acreditam que aqui é sensacional…
..Nossa empresa está bem, nossos produtos são sensacionais, os culpados são os cachorros. Eles não gostam da nossa ração, então eles são culpados por nós não fazermos sucesso”.
Ou seja, quando você conhece o gosto do seu cliente, você consegue entender melhor o tamanho do sucesso que você pode fazer. Então, atente-se ao seu cliente, ouvidos abertos, olhos abertos e coração aberto.
Com uma boa informação e um bom sentimento sempre há uma forma muito positiva de você alinhar tudo aquilo que você sabe, tudo aquilo que você conhece e o principal: atender seu cliente de acordo com aquilo que ele espera de você.
* Texto retirado do blog do Cláudio Luvizzotti e reproduzido aqui no Clube do Palestrante.
Foto de capa: Markus Spiske