Você sabe o quanto o controle dos custos da sua loja é importante e valoriza cada centavo que investe nela, certo? Isso vale para os esforços de marketing, que são super importante para vender mais na sua loja, e que diariamente representam um esforço em propaganda, em promoção, em baixa de preço e comunicação… e mesmo assim seu time não consegue bater metas e está desanimado?
Calma! Eu quero te ajudar nisso!
Afinal, não adianta apenas fazer um excelente marketing, se seu time está desmotivado e despreparado para atender diariamente!
Sim… marketing não vende! Quem vende é seu time, na sua loja!
Então como bater metas com uma equipe desanimada, que não está muito a fim?
Virando esse jogo. E pra isso eu tenho 5 dicas bem práticas pra você!
Dica 1: Avalie se você tem a equipe certa
Uma antiga frase ensina que “Ninguém dá o que não tem, o que não aprendeu ou não entendeu”.
Pare e avalie: seu time é composto das pessoas certas, que reúnem as competências necessárias para superar metas? Sabe como fazer isso? Do contrário, não entregarão o resultado em vendas que sua loja precisa!
Dica 2: Sua equipe tem clareza do desafio ou da meta que foi proposta?
Como seus vendedores e seu time como um todo entregará metas que parecem possíveis e não estão claras no horizonte?
Por exemplo: quando um vendedor só enxerga a grande meta do mês (que parece grande demais, desafiadora demais, distante demais), desanima muito rapidamente. Mas quando aprende a visualizar essa meta dia ou até por período, ela fica mais próxima, mais possível de ser superada.
E muitos não sabem “como” fazer isso.
E é justamente este um dos principais papéis do gestor de vendas: apoiar o time, incentivar e cobrar cada colaborador para que entreguem os resultados!
Dica 3: acompanhe diariamente seu time até ele bater metas
Vendas tem a ver com ritmo. Com o que fazemos todos os dias.
Com o que vendemos nos dias bons e nos dias ruins. E como nos organizamos diariamente pra esse desafio.
Afinal a venda do mês é a soma da venda de cada dia!
Há muitas metodologias de acompanhamento de vendas. Eu gosto muito de ter uma gestão de resultados a vista, utilizando um quadro no qual diariamente os vendedores escrevem sua meta do dia e sua venda do dia anterior. Por um motivo muito simples: memorizar o número do dia que começa e sentir-se mais incomodado e motivado por um resultado ruim do dia anterior ou mais animado por um resultado bom no dia anterior. Escrever tem esse poder!
Além disso, um quadro com o resultado de todos mostra algumas discrepâncias que precisam ser corrigidas pelo gestor, como um vendedor de alto resultado na mesma loja de um de baixo desempenho, mostrando que o desafio não é mercadológico, mas sim de habilidades, conhecimento e atitude.
Dica 4 – incentive e reconheça e cobre
Uma equipe motivada é uma equipe que tem um líder que a motiva, incentiva e também cobra diariamente. A equipe é reflexo do seu líder. É ele quem dita o ritmo e o “clima” da loja.
O líder não deve apenas incentivar e reconhecer, mas também cobrar.
O resultado é fruto de saber “como fazer” mas também ser cobrado diariamente!
Dica 5 – celebre as conquistas
Para evitar o desanimo da equipe, principalmente após um ou mais dias de baixas vendas, é fundamental que o líder ajude a desenvolver uma mentalidade resiliente, que entende pequenas quedas ou dificuldades como derrotas temporárias no dia-a-dia de vendas.
Para vender bem, bater metas e entregar resultados, é necessário desenvolver uma mentalidade mais positiva, que seja treinada para perseguir conquistas, que sinta prazer em quebrar barreiras e não desanime facilmente frente a uma dificuldade.
Pra isso, treine a mente dos seus vendedores para a conquista, a superação. Celebre as conquistas!
Após um bom dia de vendas, surpreenda o time com um café da manhã. Pequenos mimos. Lembranças simbólicas.
Ao superar uma meta, comemore com um jantar, um vale cinema, um presente que represente vitória, um brinde. Escreva cartões de agradecimento. Faça pequenas surpresas que mantenham a moral do time em alta!
Se você se interessa por mais sobre esse tipo de assunto leia também “O QUE UMA ORQUESTRA E UM MAESTRO TEM PARA ENSINAR ÀS EMPRESAS E LÍDERES“.